Acredita-se que o estilo punk se gerou a partir do movimento punk, que foi originalmente um movimento juvenil de rua. Mas pode-se dizer que o estilo punk esteve ligado às criações da estilista Vivienne Westwood nos anos 70. Para esta estilista foi um evento de moda e nunca um movimento de rua.
O movimento punk teve um papel muito importante sobretudo para os jovens desempregados sem perspectivas de vida. Os punks pretendiam alertar a sociedade para os problemas existentes, adoptando uma posição de protesto muito ofensiva e usando a sua forma de vestir para a acentuar.
Os punk usaram fatos de couro preto, cheios de buracos e rasgões, maquilhagens berrantes, coleiras de cão à volta do pescoço e grilhetas de prisioneiros presas aos tornozelos. Nas orelhas enfiavam alfinetes-de-ama, pintavam o cabelo nos tons mais berrantes e cortavam-nos de forma extremamente exótica quase sempre espetados no cimo da cabeça.
Foram os jovens os principais seguidores deste movimento, e conseguiam chocar a sociedade com o seu aspecto bem como com as tomadas de atitude politicas.
Nos anos 80, o movimento punk estendeu-se a muitos jovens na Europa e Estados Unidos.
Mais tarde, quando a posição critica perdeu a sua força, o estilo punk foi adoptado um pouco por todo o mundo como elemento inovador pela moda (mainstream).
Sem comentários:
Enviar um comentário