O termo Indie deriva da palavra independente. Este estilo surgiu na altura em que apareceram várias bandas de rock independente na década de 80 (The Strokes, The Libertines, The Kooks, Artic Monkeys, The Cribs e The Curl), o que influenciou tanto a maneira de vestir do público feminino como masculino.
O look indie é despojado e combina o actual com o antigo, mas de uma forma diversificada e com excesso de cores.
O velho e gasto jeans, rasgado ou desbotado é fundamental. Também em ganga são usadas outras peças tais como blusões, bermudas, saias, calças e shorts.
As camisas de flanela com estampa em xadrez são muito usadas pelo público masculino.
Observa-se o gosto em misturar peças de lojas vintage e antigas com peças de linha mais actual. Para as mulheres as peças preferidas são as que possuem cós alto e estampagens diversificadas. Para os homens, os modelos mais discretos e justos, como camisas ou calças são os preferidos.
Os adeptos do estilo indie "costumizar" ou seja, alterar as roupas do seu guarda-roupa de modo a terem um estilo único. Qualquer peça antigo ou mais actual é alterada de modo a diferencia-la das restantes. Logo, a criatividade de cada um é que dá o estilo único, seja através de truques de tinturaria ou de aplicações de todo o tipo.
Tanto homens como mulheres adoptam os modelos de calças skinnies. As t-shirts alusivas a bandas actuais ou antigas também são frequentes, sendo largas e usadas com peças justas e quase sempre alteradas na sua forma pelo próprio (as t-shirts são cortadas como forma de as tornar diferentes).
O calçado é rasteiro e normalmente fechado tanto para rapazes como para raparigas. Os ténis principalmente os de marca converse são os favoritos. As botas preferidas são as de cano baixo com cordões ou não (Chelsea boots, coturnos e motorcycles). Os sapatos Oxford ou os mocassins são os mais usados.
O estilo indie para as raparigas mais delicadas normalmente combina cardigans, estampagem pequena em florinhas ou bolinhas, ténis e peças em tons pastel. Para as restantes o estilo é mais despojado, usam tons mais sóbrios, acessórios pesados, collants e calções rasgados e blusões em couro.
Ao nível da maquilhagem, a boca e os olhos são os pontos de destaque com o uso de batom vermelho, salmão e coral e lápis preto serve para intensificar o olhar.
Os acessórios são normalmente de metal ou couro (pulseiras, correntes) e os brincos não são muito extravagantes. Os óculos escuros são geralmente de modelo antigo, tanto para rapazes como raparigas e usam-se em qualquer estação. Usam chapéus.
Ao nível dos cabelos, as raparigas são normalmente adeptas de franjas e cabelos mais escadeados. Os rapazes de estilo indie usam um corte de cabelo cujas laterais são baixas e o volume concentra-se na parte frontal. O comprimento é médio e despenteado.
Ao nível do vestuário, os rapazes que procuram um vestuário mais elegante apresentam-se muitas vezes com camisas fechadas até ao colarinho, sapatos elegantes e calças justas. Os mais despojados preferem as t-shirts, calças skinny e os ténis.
Sem comentários:
Enviar um comentário