O movimento Gótico surge no final dos anos 70 e início dos anos 80. O movimento punk entrara em decadência o que fez surgir um estilo completamente desligado da moda dominante.
O estilo gótico tem como origem uma releitura do visual punk. Predomina a mesma cor preta, as peças gastas e rasgadas, os brincos e piercings, os cabelos espetados e a maquilhagem carregada.
A moda das passerelles vem sendo influenciada pelo estilo gótico numa vertente gótico chic perdendo um pouco da sua matriz original. Mas existem outras vertentes do estilo gótico:
1. o Tradicional Goth- inspirado no pós-punk dos anos 80. As roupas são predominantemente preta, misturando-se roupas antigas e um visual sado-masoquista. Os cabelos são espetados e a maquilhagem carregada.
2. o Death Rock- é o mais próximo do punk e as roupas são gastas, rasgadas, os cabelos ao estilo moicano, o uso de piercings e brincos. São semelhantes aos punks comuns.
3. os Uber Goth- são os que se preocupam com os mínimos detalhes. Usam muitos acessórios, roupas e maquilhagem, que compõe um visual distinto e com estilo.
4. Medieval Goth- as roupas são mais românticas e simples com corset com atilhos, saias longas e maquilhagem discreta. Usam principalmente o preto mas os tons em vermelho, verde e azul também são comuns.
5. Victorian Goth- tem referências na época vitoriana, os vestidos são longos e rendados, usam luvas e corpetes. Os homens usam fato completo, casacas, chapéus, bengalas e os acessórios tipicamente vitorianos.
6. Cyber Goth- é um visual futurista em que há união entre máquina e o ser humano. É um visual em que se recorre a restos industriais (elementos néon, materiais como vinil, pvc, látex e chips de computador).
O preto é a base mas usam nas roupas contrastes de cores vibrantes como o amarelo, laranja, rosa choque, azul e o verde fluorescente.
As botas são de grandes plataformas e os detalhes de luzes de cores intensas nas roupas são frequentes.
Como acessórios usam mascaras de gás e cirúrgicas e óculos de aviador na testa.
7. o Baby Goth ou Kinder Goth- é usado pelos adolescentes que se iniciam na cultura gótica. Não há um visual definido marcante. A diferença está na idade.
8. Gotie Lolita- este movimento nasceu no japão em finais dos anos 90 e ganhou adeptos por todo o mundo, principalmente adolescentes. Há uma fusão do look Lolita com elementos punks, vitorianos, medievais e glam. Os vestidos são delicados e curtos, acima do joelho e em preto ou branco.
9. Fetish Goth- surge nos anos 80 com roupas de couro ou vinil, correntes, algemas e tudo o mais que apele ao sadomasoquismo. O visual gótico tem sido uma tendência nas passerelles internacionais com a denominação de "Goth Chic", tem sido absorvido pela indústria da moda como um estilo elegante e glamoroso e começa a brilhar em grandes lojas.
Surgem muitas roupas em preto, rendas, acessórios pesados (cruzes metálicas ou em pedraria) e bocas em preto e cor de vinho. Este estilo tem sido uma grande tendência demonstrada por exemplo pela actriz norte-americana Anne Hathaway na revista Interview Magazine em que esta surge num estilo gótico chique.
Anne Hathaway |
Kylie Jenner também é uma adepta deste estilo no seu dia-a-dia.
Kylie Jenner |
Sem comentários:
Enviar um comentário