quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Estilo Grunge

O estilo Grunge surge como resposta americana ao punk rock. Aparece em finais dos anos 80. A maior inspiração veio do cantor Kurt Cobain, vocalista dos nirvana ou dos Pearl Jam.
As peças mais significativas deste estilo são as camisas de xadrez, os jeans rotos, a camisola com aspecto andrajoso "à la" Kurt Cobain, os all star envelhecidos, as roupas largas, camisas "Lumberjack" e as parcas.
 
 
Kurt Cobain
 
Hoje em dia as camisas de xadrez de flanela vêm sendo substituídas por camisas e tecidos mais nobres como a seda ou organza, mais sofisticados dentro deste estilo.
As raparigas vestem vestidos muito leves de florzinhas, desequilibrados em termos de tamanho, combinados com pesadas botas ao estilo militar. Este estilo quando apareceu pretendeu insurgir-se contra uma feminilidade despersonalizada e que visava a ambição profissional.
 
 
Com o estilo Grunge havia uma feminilidade que se opunha as normas da sociedade mas que foi rapidamente absorvida pelo comércio.
 
O estilo Grunge foi apresentado em todas as revistas de moda daquela altura e até a politica se imiscuiu pela primeira vez em acontecimentos ligados ao mundo da moda: o presidente Clinton advertiu contra a tendência que o movimento tinha de glorificar as drogas, chegando mesmo a querer proibir a sua difusão. 


Sem comentários:

Enviar um comentário