sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Maxi Coletes

Uma das grandes tendências primavera-verão 2016, são os maxi coletes e como se pode ver já se encontram em várias lojas.
Ficam aqui algumas sugestões minhas feitas em aula.
Gostei especialmente do colete creme da zara.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Estilo Surfer

O surf é uma subcultura que foi difundida através do cinema norte-americano, a partir da década de 50/60 e que gerou uma grande dinâmica na industria da Califórnia. Aparecem as primeiras lojas da especialidade, as bandas musicais (Beach Boys, por exemplo), revistas (The Surfer Quaterly) e filmes de surf (The Endless Summer) e o surf passa a ser encarado como um estilo ou uma forma de estar na vida.
 
A cultura do surf inclui valores, ideias, tradições, costumes, uma linguagem, uma moda própria, um estilo musical e um gosto literário, distintivos de este grupo da sociedade.
 
No verão 2013, diversos eventos de moda apresentaram um estilo "surfer" para homens e mulheres, numa versão um pouco mais urbana.
 
O universo marinho sempre inspirou muitos estilistas e o verão é a estação perfeita para investir nesta tendência. Várias marcas apresentam as suas coleções com referência ao tema do surf, através de estampas inspiradas no tema e o predomínio dos tons de azul.
 
Em termos de peças chave e de cores mais representativas deste estilo pode-se dizer que para as raparigas as roupas apresentam uma significativa explosão de cores, com looks despojados mas ao mesmo tempo elegantes, os estampados de flores, folhas e coqueiros, aparecem em calções, tops, calças, moletons, camisas, vestidos, saias, blazers e macacões-calça ou macacões-calção de ganga.
 
A técnica de estampagem Tie-Dye está muito presente nas roupas.
Ao nível dos acessórios, nos pés as sandálias são as mais usuais, de plataforma ou não, chinelos rasos ou sapatos de pano, com decorações delicadas mas alegres combinando com os tons de roupa.
 
 
 
 
As carteiras ou bolsas têm as mesma estampagem das roupas.
Para os rapazes, o uso de azuis no verão é uma constante e veem-se variadas combinações de roupas desportivas com roupas de alfaiataria num look mais urbano. O blazer em moleton é uma das peças favoritas.
Mas para um look mais desportivo, o estampado de coqueiros, os motivos inspirados no Hawai, o Tie-Dye aparecem em bermudas, t-shirts e moletons. As t-shirts com mensagens, de cores e sem mangas, largas e curtas são muito frequentes.
Os pés descalços com umas sandálias fáceis ou lonas fáceis de por e tirar, compõem o estilo surfer que é sobretudo pratico e comodo.
As roupas são, portanto, de cores claras e alegres, e até os biquínis e fatos de banho tem estampagens e aplicações de flores havaianas muito típicas do estilo surf.
 
Para finalizar o look, os cabelos são bem tratados. As raparigas usam os cabelos longos, risco ao meio e escadeados a partir do queixo para baixo, com ondulações grandes e fios loiros.
Os rapazes apresentam-se com cabelos também ondulações suaves e naturais, claros e despenteados.
 
Não podem faltar tanto para os rapazes como para as raparigas, os óculos de sol de cores vivas ou espelhados e as pulseiras de conchas, cordão ou de madeira.
Os chapéus coloridos e gorros também não podem faltar como complemento para a cabeça e um bom bronzeado!
 
Ao nível da maquilhagem, para se ter um estilo surfer usa-se apenas um pouco de mascara de pestanas, um delineador muito discreto nos olhos e um batom gloss muito natural.
Para as unhas, usam-se cores chamativas como o coral, o rosa, o amarelo e o laranja.
 
Dos famosos que aderem por vezes este estilo no seu dia a dia podemos referir Cameron Diaz.
 
 
 
 


Estilo Sadomaso

O termo Sadomasoquismo significa a relação entre tendências opostas, o sadismo e masoquismo, as trocas de poder, a dominação e a submissão na relação.
Engloba um estilo de vida no quotidiano, uma relação de troca de poder fundamentada num conjunto de valores.
 
No estilo sadomaso as peças chave são os tops e roupas pretas de couro apertadas e, botas, chicotes e correntes, coleiras, mascaras, algemas, pulseiras, braceletes, espartilhos e corpetes. Os saltos são muito altos, as botas são de cano alto até a coxa, usam-se meias de liga, vestidos sexys, luvas pretas sem dedos ou até ao cotovelo.
 
 
 
Ao nível da maquilhagem, esta é usada muito carregada.

Uma das famosas, Ariana Grande, apresentou-se no estilo sadomaso do estilista Jeremy Scott num desfile para a Moschino.

 
Ariana Grande
 
 Madonna e Katy Perry surgem numa sessão fotográfica para a revista V Magazine, muito sensuais, numa cena de dominação, bem ao estilo sadomaso e para a qual contribuiu a roupa de couro de Jean Paul Gautier (botas altas e espartilho).







 


Estilo Rock

O estilo Rock surge da ideia de se adotar a forma de vestir dos rockeiros da década de 80.
Essa forma de se vestir baseou-se de forma muito sintética, no uso de roupas justas, cabelos grandes e acessórios chamativos.
 
As bandas dos anos 80 que mais inspiraram o estilo de moda rock, no masculino foram: os Europe, Guns n' Roses, Rod Stewart, Van Halen, AC/DC, os poison, os Metallica, os U2, os INXS, os Iron Maiden, etc.
 
Guns n' Roses
O estilo Rock no feminino inspirou-se em artistas da época como Cyndi Lauper, Lita Ford e Madonna.
 
As peças chave deste estilo são as calças de couro preto ou jeans justas, as t-shirts sem manga em branco ou preto por baixo de um blusão em couro ou ganga, com ou sem manga, e que ficava aberto mostrando a t-shirt por baixo. Os blusões de cabedal ou em ganga eram normalmente cravejados com peças metálicas ou com franjas.
 
 
 
Ao nível dos cabelos, quanto maiores, melhor. Penteavam-se para trás e usava-se spray para dar muito volume.
 
Na maquilhagem, a sombra brilhante era um must mas usava-se também sombra rosa, azul e roxo. O lápis delineador era bem forte tanto na parte superior como inferior das pálpebras, desenhando um olho de gata ou mesmo um pouco borrado. O blush conferia umas maças rosadas, bem visíveis, acentuando as bochechas.
Ao nível dos acessórios não podem faltar as pulseiras estilo bracelete. Usavam-se várias e normalmente cravejadas de elementos metálicos ou de couro.
 
Outro acessório fundamental do visual rock dos anos 80, eram as luvas sem dedos, de couro ou de renda.
Os lenços eram de tecido leve, muito versáteis, pois eram tanto colocados em volta da cabeça como do pescoço ou da cintura.

Estilo Preppy

Preppy foi uma tribo urbana que surgiu nas décadas de 1970 e 1980 nos Estados Unidos. Refere-se às pessoas de alto nível social e económico e foi tradicionalmente adotado nos colégios preparatórios e particulares e para alunos de prestigiadas universidades dos EUA.
 
Algumas marcas ainda apostam na cultura preppy. São exemplos disso, a Ralph Lauren, Lacoste, Tommy Hilfiger e Benetton.
  
As peças chave para um look preppy são as sweaters por cima de camisas de botões fechadas, os blazers de bom corte e o trench coat.
 
Nos acessórios, as carteiras estilo Cambridge, Mulberry, os lenços ao pescoço, meias longas ou curtas. Os sapatos Oxford são os que compõem o look perfeito mas também se usam as botas de montar, o botim, o mocassin e o slipper. Outro pormenor vai para as camisas ou blusas com um peitilho.
 
 
 
 
As cores são ligeiramente escuras e os estampados mais usados são as riscas e o xadrez, em separado. Os losangos, florais, Paisley e tartãn também são populares.
Os cabelos são usados numa linha clássica e natural, lisos e sem escadas e não muito longos.
 
A maquilhagem é discreta e natural, com gloss sempre rosa pastel ou batom coral ou vermelho. O delineador de olhos deve ser leve, e o blush subtil. A maquilhagem deve salientar a beleza natural.
 
Blair, Waldorf e Chuck Bass, personagens da série Gossip Girl, personificam com exatidão o estilo preppy.
 
Das famosas que usam o estilo preppy no seu dia a dia, podemos referir Dakota Johnson, Taylor Swift, Karlie Kloss, a Duquesa de Cambridge, Kate Midleton ou a modelo Alexa Chung. 
 
Dakota Johnson
Duquesa de Cambridge-Kate Middleton

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Estilo Pin-Up

As Pin-up's apareceram em 1941 e são símbolos até hoje. São representadas por uma modelo cujas imagens sensuais exercem um forte atrativo na cultura pop. As pin-up representam um tipo leve de erotismo.
 
 
As pin-up's mais famosas são: Marylin Monroe, Katy Perry, Amy Winehouse, Christina Aguilera, Dita Von Teese, Brigite Bardot, Betty Grable, Audrey Hepburn, entre outras.
 
Amy Winehouse
 
 
As pin-up's podem apresentar-se mais sexy ou mais anos 60. Mas sempre aparecem com algumas peças-chave comuns, como por exemplo, a saia ou os shorts de cintura alta em conjunto com um crop top, os saltos, as meias altas com ou sem liga, os lenços na cabeça, laços, com corações ou flores, etc.
 
 
 
Na maquilhagem, a pin-up usa delineador à gato, mascara de pestanas e a boca com batom vermelho geralmente.
Os cabelos na maioria das vezes eram usados curtos mas os mais compridos eram presos ou encaracolados, as franjas eram curtinhas no meio da testa ou enroladas com volume e presas no topo da cabeça.
 
 
 
As pin-up's traduzem portanto uma imagem elegante e muito sexy mas também romantica e muito doce. 

Estilo Motard

O estilo Motard surge da influencia do movimento motard, dos seus gostos e estilo de vida. O motard usa roupa de couro (blusão reforçado, calças de couro, botas resistentes, colete, etc), anéis, correntes, metais, caveiras, badanas, etc. Estas peças nunca faltam no look de um verdadeiro motard.
 
 
Algumas peças deste look motard continuam a desfilar nas passerelles europeias todos os anos e são peças intemporais e revisitadas constantemente tanto em looks masculinos como femininos.
 
 
São também peças muito procuradas em lojas da especialidade e lojas vintage e combinadas com peças mais actuais num look elegante e harmonioso ou mais excêntrico.
Também há quem opte no dia-a-dia por um look total. 

Estilo Lolita

Lolita é um estilo de moda alternativa de rua no Japão que começou nos anos 80. Este estilo baseia-se na forma de vestir Rococó e da Era Vitoriana. Este estilo já se difundiu para França, EUA, Rússia e Brasil.
 
 
Uma Lolita usa algumas peças-chave para se vestir: na cabeça deve usar ou um enorme laço ou um de tamanho mais pequeno, ou headress, chapéus, corsages de flores entre outros. No vestuário a blusa é uma peça importante. As Lolitas mostram o menos pele possível e como tal as blusas normalmente têm uma gola redonda com folhos ou algo similar. Quando vestem um vestido ou saia, essas peças tem forma de sino e são rodadas. E para ter essa forma são usadas saias de tule ou outros materiais para armar a estrutura da saia e por baixo desta ainda colocam uns calções. O comprimento da saia pode ser curto, deve variar entre um palmo acima do joelho ou ir até quase aos pés.
 
As meias podem variar entre o collant de fio grosso ou mais fino à meia 3/4 ou 7/8 de algodão ou meias finas e mesmo soquetes. A meia nunca pode faltar. É uma peça chave do estilo Lolita.
 
Ao nível co calçado usam desde maryjanes, teapartys, botas de plataforma, Oxford, botas de salto, etc conforme o sub-estilo Lolita que se usa.
As carteiras, tal como os sapatos, tem que ser bonitas e apresentáveis e podem variar entre Totebags, carteiras clássicas, de coração, em forma de doce, etc.
Nos acessórios usam-se colares, pulseiras, anéis, broches, brincos etc, mas tudo conjugado com o look e o sub-estilo que se usa.
O cabelo e a maquilhagem dependem do sub-estilo: as perucas são usados pelos diferentes tipos de lolitas; os caracóis , os apanhados (coques), os penteados elaborados, as tranças, são os preferidos.
Na maquilhagem há uma maior liberdade mas sempre de acordo com a estética Lolita.
 
 
Existem vários tipos de Lolitas:
 
- a Sweet Lolita: usa cores diversas mas mais frequente é o rosa, menta, azul bebe e o branco. As estampas podem representar doces, brinquedos, ursinhos e bolinhas. Como acessórios pode usar por exemplo uma pulseira em acrílico com brilhantes. A intenção deste sub-estilo é que a rapariga pareça um doce. As perucas são normalmente grandes e em duas cores.
 
 
- a Gothic Lolita: usam cores mais escuras e principalmente o preto. Os vestidos são mais sóbrios com elementos em renda e a maquilhagem também e diversificada mas em nada semelhante ao gótico. Usam uma maquilhagem leve e natural.
 
 
- a Classical Lolita: é uma Lolita com muita classe e elegância. As peças têm um ar não tão jovial. Os vestidos tem padroes florais ao estilo vitoriano e as cores são o rosa antigo, o creme e o marrom. Como acessórios apreciam as pulseiras com pérolas.
 
 
 
- as Punk Lolita: é uma mistura da moda punk com a moda Lolita. Observam-se sobreposições, xadrez e riscas. Os acessórios incluem caveiras e spikes.
 
 
- a Hime Lolita: é um sub-estilo que associamos á imagem de princesas europeias, as cores são semelhantes ás usadas pela sweet Lolita (rosa, menta, branco e azul bebe) mas os modelos de vestido são diferentes e até o penteado. Como acessórios usam coroas, tiaras e pérolas.
 
 
- a Casual Lolita: o estilo é combinado com roupas do dia-a-dia e comuns como saias em forma de sino, com rendas, lacinhos e folhos e uma camisa com estampa infantil e sapatos de boneca.
 

Estilo Indie

O termo Indie deriva da palavra independente. Este estilo surgiu na altura em que apareceram várias bandas de rock independente na década de 80 (The Strokes, The Libertines, The Kooks, Artic Monkeys, The Cribs e The Curl), o que influenciou tanto a maneira de vestir do público feminino como masculino.
 
 
O look indie é despojado e combina o actual com o antigo, mas de uma forma diversificada e com excesso de cores.
O velho e gasto jeans, rasgado ou desbotado é fundamental. Também em ganga são usadas outras peças tais como blusões, bermudas, saias, calças e shorts.
As camisas de flanela com estampa em xadrez são muito usadas pelo público masculino.
Observa-se o gosto em misturar peças de lojas vintage e antigas com peças de linha mais actual. Para as mulheres as peças preferidas são as que possuem cós alto e estampagens diversificadas. Para os homens, os modelos mais discretos e justos, como camisas ou calças são os preferidos.
 
 
Os adeptos do estilo indie "costumizar" ou seja, alterar as roupas do seu guarda-roupa de modo a terem um estilo único. Qualquer peça antigo ou mais actual é alterada de modo a diferencia-la das restantes. Logo, a criatividade de cada um é que dá o estilo único, seja através de truques de tinturaria ou de aplicações de todo o tipo.
 
 
Tanto homens como mulheres adoptam os modelos de calças skinnies. As t-shirts alusivas a bandas actuais ou antigas também são frequentes, sendo largas e usadas com peças justas e quase sempre alteradas na sua forma pelo próprio (as t-shirts são cortadas como forma de as tornar diferentes).
O calçado é rasteiro e normalmente fechado tanto para rapazes como para raparigas. Os ténis principalmente os de marca converse são os favoritos. As botas preferidas são as de cano baixo com cordões ou não (Chelsea boots, coturnos e motorcycles). Os sapatos Oxford ou os mocassins são os mais usados.
 
 
O estilo indie para as raparigas mais delicadas normalmente combina cardigans, estampagem pequena em florinhas ou bolinhas, ténis e peças em tons pastel. Para as restantes o estilo é mais despojado, usam tons mais sóbrios, acessórios pesados, collants e calções rasgados e blusões em couro.
 
 
 
 
Ao nível da maquilhagem, a boca e os olhos são os pontos de destaque com o uso de batom vermelho, salmão e coral e lápis preto serve para intensificar o olhar.
Os acessórios são normalmente de metal ou couro (pulseiras, correntes) e os brincos não são muito extravagantes. Os óculos escuros são geralmente de modelo antigo, tanto para rapazes como raparigas e usam-se em qualquer estação. Usam chapéus.
 
 
Ao nível dos cabelos, as raparigas são normalmente adeptas de franjas e cabelos mais escadeados. Os rapazes de estilo indie usam um corte de cabelo cujas laterais são baixas e o volume concentra-se na parte frontal. O comprimento é médio e despenteado.
 
 
Ao nível do vestuário, os rapazes que procuram um vestuário mais elegante apresentam-se muitas vezes com camisas fechadas até ao colarinho, sapatos elegantes e calças justas. Os mais despojados preferem as t-shirts, calças skinny e os ténis.

Estilo Hipster

Os Hipsters fazem parte de uma subcultura situada nas margens da cultura mainstream. É uma subcultura da classe média.
Os hipsters criaram um estilo próprio de se vestirem bastante excêntrico e característico, desde logo identificável ao simples olhar.
 
 
Os hipsters gostam de fugir do comum. Pode-se dizer que a moda do hipster é uma contra-moda ou seja, há uma flexibilidade muito grande na composição de looks hipsters.
As peças características de um visual hipster são: os óculos grossos, geralmente pretos; galochas; t-shirts com estampas no sense; chapéus; pulseiras de borracha; calça rasgada; tachas; roupas militares; vestidos vintage; cachecóis; estampas xadrez; o allstar envelhecido, etc.
 
 
Os hipsters normalmente adquirem as suas roupas e acessórios normalmente em lojas de roupas antigas e vintage.
A moda hipster é um mix de moda moderna com vintage.
 


Estilo Hippie

A moda Hippie caracteriza-se pela combinação de vestuário pouco convencional e colorido, que apareceu em meados da década de 60 nos EUA.
 
 
As peças características são as calças de ganga com aplicações de flores, bordados coloridos, folhos, peças dos trajes folclóricos de todos os países possíveis e imaginários (o capùz à esquimó, o poncho, as camisas indianas ou casacos afegãos em pele de ovelha).
 
 
 
 
 
Este estilo esta constantemente a ser reciclado e modificado.
Houve grandes estilistas que utilizaram esta tendência nas suas coleções, como Dolce Gabbana em 1994.

Estilo Hip Hop

Este estilo tem origem afro-americana, caribenha e latina. Nasceu no Bronx em Nova York.
O primeiro estilista a unificar a moda convencional com o estilo hip-hop foi Karl Kani que desenvolveu as primeiras calças com o formato bem largo. Teve um grande sucesso nas vendes o que o levou a ser eleito na revista People, como um dos 100 Afro-Americanos mais ricos do mundo.
 
 
As roupas são largas, usam-se calças ou shorts largos e são sempre vistosas devido ao tamanho. As t-shirts são em Nylon ou em algodão combinadas com jeans.
São utilizados bonés, muitas vezes virados para trás ou de lado e ténis.
A regra no estilo hip-hop é ser despojado, revolucionário e inovador. O verdadeiro estilo hip-hop não procura a ostentação de acessórios caros (relógios, ouro ou diamantes) como acontece por vezes.
 
 
Os criadores desses estilo sempre foram de classe baixa, das ruas e sempre se preocuparam com a criatividade e estilo, não com marcas.
 
 
Um dos rappers mais conhecido no mundo do hip-hop, 50Cent usa no seu dia-a-dia, este estilo de vestuário, conforme podemos ver pelas fotografias:
 
 
 
 


Estilo Grunge

O estilo Grunge surge como resposta americana ao punk rock. Aparece em finais dos anos 80. A maior inspiração veio do cantor Kurt Cobain, vocalista dos nirvana ou dos Pearl Jam.
As peças mais significativas deste estilo são as camisas de xadrez, os jeans rotos, a camisola com aspecto andrajoso "à la" Kurt Cobain, os all star envelhecidos, as roupas largas, camisas "Lumberjack" e as parcas.
 
 
Kurt Cobain
 
Hoje em dia as camisas de xadrez de flanela vêm sendo substituídas por camisas e tecidos mais nobres como a seda ou organza, mais sofisticados dentro deste estilo.
As raparigas vestem vestidos muito leves de florzinhas, desequilibrados em termos de tamanho, combinados com pesadas botas ao estilo militar. Este estilo quando apareceu pretendeu insurgir-se contra uma feminilidade despersonalizada e que visava a ambição profissional.
 
 
Com o estilo Grunge havia uma feminilidade que se opunha as normas da sociedade mas que foi rapidamente absorvida pelo comércio.
 
O estilo Grunge foi apresentado em todas as revistas de moda daquela altura e até a politica se imiscuiu pela primeira vez em acontecimentos ligados ao mundo da moda: o presidente Clinton advertiu contra a tendência que o movimento tinha de glorificar as drogas, chegando mesmo a querer proibir a sua difusão. 


Estilo Gótico

O movimento Gótico surge no final dos anos 70 e início dos anos 80. O movimento punk entrara em decadência o que fez surgir um estilo completamente desligado da moda dominante.
 
 
O estilo gótico tem como origem uma releitura do visual punk. Predomina a mesma cor preta, as peças gastas e rasgadas, os brincos e piercings, os cabelos espetados e a maquilhagem carregada.
 
 
 
 
A moda das passerelles vem sendo influenciada pelo estilo gótico numa vertente gótico chic perdendo um pouco da sua matriz original. Mas existem outras vertentes do estilo gótico:
 
1. o Tradicional Goth- inspirado no pós-punk dos anos 80. As roupas são predominantemente preta, misturando-se roupas antigas e um visual sado-masoquista. Os cabelos são espetados e a maquilhagem carregada.
 
2. o Death Rock- é o mais próximo do punk e as roupas são gastas, rasgadas, os cabelos ao estilo moicano, o uso de piercings e brincos. São semelhantes aos punks comuns.
 
3. os Uber Goth- são os que se preocupam com os mínimos detalhes. Usam muitos acessórios, roupas e maquilhagem, que compõe um visual distinto e com estilo.
 
4. Medieval Goth- as roupas são mais românticas e simples com corset com atilhos, saias longas e maquilhagem discreta. Usam principalmente o preto mas os tons em vermelho, verde e azul também são comuns.
 
5. Victorian Goth- tem referências na época vitoriana, os vestidos são longos e rendados, usam luvas e corpetes. Os homens usam fato completo, casacas, chapéus, bengalas e os acessórios tipicamente vitorianos.
 
6. Cyber Goth- é um visual futurista em que há união entre máquina e o ser humano. É um visual em que se recorre a restos industriais (elementos néon, materiais como vinil, pvc, látex e chips de computador).
O preto é a base mas usam nas roupas contrastes de cores vibrantes como o amarelo, laranja, rosa choque, azul e o verde fluorescente.
As botas são de grandes plataformas e os detalhes de luzes de cores intensas nas roupas são frequentes.
Como acessórios usam mascaras de gás e cirúrgicas e óculos de aviador na testa.
 
7. o Baby Goth ou Kinder Goth- é usado pelos adolescentes que se iniciam na cultura gótica. Não há um visual definido marcante. A diferença está na idade.
 
8. Gotie Lolita- este movimento nasceu no japão em finais dos anos 90 e ganhou adeptos por todo o mundo, principalmente adolescentes. Há uma fusão do look Lolita com elementos punks, vitorianos, medievais e glam. Os vestidos são delicados e curtos, acima do joelho e em preto ou branco.
 
9. Fetish Goth- surge nos anos 80 com roupas de couro ou vinil, correntes, algemas e tudo o mais que apele ao sadomasoquismo. O visual gótico tem sido uma tendência nas passerelles internacionais com a denominação de "Goth Chic", tem sido absorvido pela indústria da moda como um estilo elegante e glamoroso e começa a brilhar em grandes lojas.
 
 
 
Surgem muitas roupas em preto, rendas, acessórios pesados (cruzes metálicas ou em pedraria) e bocas em preto e cor de vinho. Este estilo tem sido uma grande tendência demonstrada por exemplo pela actriz norte-americana Anne Hathaway na revista Interview Magazine em que esta surge num estilo gótico chique.
 
 
Anne Hathaway
 
Kylie Jenner também é uma adepta deste estilo no seu dia-a-dia.
 
 
Kylie Jenner

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Estilo Glam

O estilo Glam é sinónimo de luxo e associamo-lo quase sempre as celebridades, a um look arrojado de brilhos e cores brilhantes e a um salto stiletto. Mas também é um estilo de vida.
 
 
No estilo Glam conta o visual mas também uma boa postura, uma atitude confiante e um comportamento nada vulgar. Coco Chanel é autora de uma frase na qual dizia que o luxo não é o oposto de pobreza mas sim o oposto de vulgar.
 
 
O estilo Glam (abreviação da palavra glamour) surge nos anos 70. Existem subgéneros dentro do estilo glam: Glam Rock, que surgiu com o sucesso extravagante do cantor David Bowie, Elton John e de outras bandas -Kiss, os Queen, etc- e que une elementos da cultura rock com muito glamour do mundo da moda; o Retro Glam de Marylin Monroe, por exemplo, com o uso de saias plissadas, grandes decotes, vestidos com a cintura marcada e um salto agulha; e o Glam Chic, inspirado em Audrey Hepburn, com roupas de linhas suaves e desenhos simples, jóias delicadas, salto stiletto e os vestidos pretos.
 
Marylin Monroe
Audrey Hepburn
 
 
 
 
As características gerais do estilo Glam são as roupas mais justas, as silhuetas marcadas, os tecidos lisos e soltos com a seda e o cetim. Tudo deve combinar muito bem.
 
 


Estilo Gipsy

Este é um look folclórico que surgiu depois de 1976; também chamado look Carmen. É um estilo com origem na cultura cigana.
 
 
 
 
As peças mais características deste look de roupas coloridas e cores vibrantes são as saias com folhos, bainhas com pontas, decotes à Carmen e blusas abotoadas por baixo do peito. Os tecidos são muito variados bem como os estampados. A bijuteria é de prata e muito opulenta. Há uma grande paixão por adornos e acessórios em geral. Muitas pulseiras, maxi colares e maxi brincos (argolas grandes etc). Os acessórios normalmente conjugam metais e pedrarias.
 
 
Kate Moss foi uma modelo cujas fotografias ao estilo gipsy correram mundo.
Estilistas como Donna Karan, Anna Sui e Nicholas K, desfilaram modelos altamente inspirados na cultura cigana.
 
 
Kate Moss
 

Estilo Futuristic

A moda futurista encontrou seguidores sobretudo entre os estilistas franceses. Era um estilo envolto em fantasia. Numa altura em que a ficção cientifica aparecia nos livros e filmes e em que era preparada a primeira viagem à lua, tentava-se também introduzir na moda elementos de visões utópicas e completamente tecnológicas do mundo e até mesmo do universo.
 
 
André Courrèges
 

André Courrèges compartilhava com Mary Quant a fama de ter inventado a mini-saia, que causou uma grande revolução, desaprovação e escândalo. Mas foi ele quem introduziu a mini-saia na Alta-Costura. Os seus modelos foram considerados o supra-sumo da Alta-Costura dos anos 60. Os seus vestidos geométricos e curtos, em tecidos rígidos, pouco maleáveis, sem cintura demarcada foram um grande êxito. Os casacos de couro, as botinas brancas e os chapéus parecidos com capacetes de astronauta também tiveram enorme sucesso. Courrèges conseguiu ainda transformar as calças de senhora numa peça de vestuário básica para todas as ocasiões. Courrèges mandou fazer fatos-macaco em malha e macacões curtos. Courrèges foi considerado por alguns o Corbusier da moda com um grande sentido das proporções. As formas de uma simplicidade absoluta e de funcionalidade visível davam à moda de Courrèges um aspecto futurista. O seu estilo é inconfundível devido às cores -branco, rosa, turquesa e azul-gelo- e aos seus padrões simples e claros (riscas largas, xadrez e flores estilizadas).
 
 
 
 
Courrèges veio revolucionar a moda e fez com que parecesse a expressão perfeita da era espacial em que as pessoas acreditavam viver.



Paco Rabanne foi outro estilista que se evidenciou em 1962 por apresentar pela primeira vez vestidos em plástico e metal, que eram materiais totalmente novos na moda. Apesar de modernos e futuristas estes materiais não se conseguiram impor e encontram-se sobretudo hoje em dia em museus. No entanto no filme de ficção cientifica "Barbarella" (1968), Jane Fonda, na pele da personagem principal, servia de modelo para as criações extravagantes de Rabanne mas Paco Rabanne foi vanguardista e precursor da moda futurista e trouxe um grande contributo para ela em termos de materiais e conceitos até então não utilizados. Teve uma visão espantosa do riciclavel e do reutilizável que causou muito espanto na época.
Pode-se dizer que a moda futurista ganhou espaço através de Paco Rabanne.




Pierre Cardin foi outro estilista francês que atingiu o auge da sua carreira nos anos 50 e 60. Cardin deleitava-se com o look espacial, criando vestidos com pequenas aberturas na cintura, chapéus tipo capacete e botas a condizer. Utilizava materiais novos como o vinil e aplicava padroes em ziguezague sobre os seus vestidos ou mini-saias.
Depois da moda das saias curtas e das cinturas descobertas surge o look transparente. Os vestidos transparentes eram confecionados em plástico ou em fibras sintéticas, finamente tecidas.


Em 1968, Saint Laureant e Courrèges aderiram ao look transparente nas suas criações. Usavam-se blusas transparentes com folhos nas mangas ou no decote.


Como exemplo das personalidades famosas que aderiram ao estilo futurista podemos citar: Lady Gaga, o traje com que foi fotografada para a revista Harper's Bazaar foi vendido num leilão por 15mil euros. Já para não falar nos seus deslumbrantes sapatos com que normalmente se apresenta nos espetáculos.


Lady gaga
Hoje em dia a moda futurista continua a inspirar vários estilistas que se apresentam no Paris Fashion Week com peças feitas com impressoras 3D, moldagem por injeção, técnicas de corte a laser e uso de metal e plástico, vestindo os modelos com elegância e inovação. A tecnologia nunca esteve tanto ao serviço da moda.