quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Estilo Nerd/Geek

O termo Nerd tem um significado semelhante a Geek; O estilo Geek foi uma evolução do estilo nerd.
 
Foi com o nascimento das grandes metrópoles e à sua relação com o dinheiro que se dá início à modernidade e à diversidade e dinamismo do ambiente cosmopolita, com perda de valores tradicionais. E daí surgiram as novas culturas que passaram a conviver num mesmo espaço urbano.
 
Neste contexto surge a tribo urbana dos nerds, que são um grupo social com características comuns: a regionalidade, a fisionomia, o comportamento, hábitos de consumo, os gostos etc.
 
Os nerds tiveram um passado social de exclusão e isolamento por parte da sociedade, por serem considerados "inadequados" em relação ao estilo de vida dominante. Eram visto como Outsiders por não se encaixarem nas normas-padrão do ambiente em que viviam. Hoje os seus hábitos e valores são muito apreciados na indústria cultural e reproduzidos frequentemente pelo mundo fora.
 
Com o surgimento da Sociedade da Informação, onde o conhecimento é um mercado de alto valor, os nerds passaram a ser vistos como um grupo que dominava muita informação e, assim, um grupo com poder.
 
Os nerds começam então a ser aceites, copiados, a ganhar autoconfiança. Alguns tornaram-se ídolos como Steve Jobs (um dos fundadores da Apple), e Bill Gates (fundador da Microsoft).
 
Steve Jobs com Bill Gates
 
As duas formas de vestir do nerd/geek são bastante parecidas em diversos aspetos: óculos grandes, roupas às riscas, axadrezadas ou com bolinhas, sapatos coloridos ou all star.
A grande diferença é que os nerds costumam vestir-se com roupas neutras ou coloridas mas sem qualquer relação com marcas, personagens ou cultura pop. Gostam de roupa confortável e cool.
Os Geek adoram t-shirts com frases de filmes, desenhos animados e referencia a música, filmes, jogos, séries, livros etc.
 
 
O estilo nerd nas raparigas é extremamente feminino mas destaca a inteligência, a forma de pensar e a vontade de liderança. A rapariga nerd mistura t-shirts e estampas como o xadrez com vestidos e saias e com alguns acessórios divertidos. 
 
O rapaz nerd tem um cabelo mais ou menos desalinhado, barba por fazer, óculos simples, camisa de xadrez ou riscas, ténis all star, cardigans com xadrez, bermudas axadrezadas, blusas estampadas sobre personagens e ícones nerd, e muita cor.
 
 
A rapariga geek veste exibindo aquilo a que dá valor: a cultura.
O rapaz geek veste t-shirts e blusões de jogador e dos seus heróis ou com frases famosas, ténis coloridos e óculos gigantes.
 
 
Mas ambas, nerd ou geek, são formas de expressar a sua inteligência e cultura, com estilo e personalidade.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Visita á Companhia das Soluções (showroom) em Lisboa

Hoje a nossa turma de Styling e Make up juntamente com a turma de produção de moda da Etic, fomos visitar dois showrooms e agencias de comunicação.
 

 
Vimos peças de várias marcas tanto nacionais como internacionais:
 
Relógios Chilli Beans SS16
Óculos Chilli Beans SS16
Botas Dr Martens


 


 
 
Conheci uma marca nova, portuguesa, com o nome "Not Yet" que fiquei fã. Tinha essencialmente sapatos, ténis e botins plataforma.
 Deixo aqui uns ténis que adorei:
Not Yet-facebook
 
 
 


segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

TOM FORD

 
 
A colecçao de maquilhagem de Outono/Inverno 2015 chamou-se Magnetic Metalic e inspirou-se nos anos 70. É um mix entre claro e escuro, cores vibrantes, magnéticas e cintilantes. Os duos de sombras de edição limitada ("Raw Jade", "Ripe Plum" e "Crushed Indigo"), apresentam apontamentos metalizados para um efeito vibrante e dramático.
A mascara de pestanas aparece em dois tons.
Quanto aos vernizes em tons verde escurecido e azul noite, são muito ricos em brilho e reproduzem os fascinantes tons das libélulas.
 
Tanto a linha de maquilhagem como a coleção de Tom Ford, tem um ponto em comum: são para mulheres com muito glamour, que gostam de se destacar e nada discretas.
 
Tom Ford é um estilista americano responsável pela evolução da marca Gucci, a partir de 1994. A Gucci fora até aí conhecida sobretudo pelos seus diversos acessórios: marroquinaria, mocassins, lenços de seda, gravatas, óculos e relógios. Em poucos anos Tom Ford conseguiu renovar o estilo conservador da empresa e valorizar consideravelmente a marca. O seu primeiro êxito veio com a reinterpretação nos anos 90, do estilo anos 50, que teve a ver com os materiais High Tech. Esse êxito teve a ver também com a criação de uma moda económica para as grandes massas.
Foi responsável por introduzir um visual claro e moderno em materiais High Tech e tecidos elásticos que utiliza tanto na confeção de vestuário feminino como no masculino.
 
Já em 1999 resolveu evocar as tradições da casa Gucci, apresentando uma pouco convencional coleção em pele: vestidos à camponesa com um provocante top de couro e um casaco de peles a completar o conjunto.
Tom Ford tornava-se já em 1994 num dos grandes nomes de moda Italiana conduzindo a Gucci novamente a um lugar de topo.
 
As tendências de Tom Ford para o Outono/Inverno 2015 evocaram um clima de glamour, hollywoodesco, com um toque francês: estampagens coloridas, geométricas, meio étnicas meio pop, patch works em jeans e pele, muito preto, a sensualidade da saia lápis, do estampado tigre ao verde militar, as franjas e as botas.
 
O estilo Tom Ford destina-se a uma mulher glamorosa que pretende ter um look de estrela de Hollywood e no fundo nada discreta.
 
O cosmético mais vendido da Tom Ford foi o batom nos vários tons nude.

domingo, 3 de janeiro de 2016

DOLCE&GABBANA

 
A maquilhagem de Dolce&Gabbana da última temporada é de tons vivos e repletos de alegria.
As tonalidades são predominantemente em rosa e em vermelho no que toca a vernizes, batons, sombras e lápis. O que combina lindamente com a coleção de roupa já que as silhuetas variam do vestido curto linha A (à moda dos anos 60) para as senhoras mais jovens até ao vestido justo midi, cintado, evidenciando as formas à La Loren. E em termos de cores a conjugação não podia estar mais perfeita. Mas sempre tudo num look para uma mulher extremamente feminina e sensual.
 
Dolce&Gabbana é um dos grandes nomes da moda Italiana, normalmente associado a famosa estrela de música pop, Madonna. Durante a sua digressão em 1993, esta usou modelos Dolce&Gabbana ao estilo "Chique desmazelado".
A ligação entre o erotismo e o luxo tem uma importância fulcral na moda destes estilistas, que oscila entre o fetichismo e a sensualidade elegante.
 
Hoje, a Dolce&Gabbana é uma marca de culto. Ambos os estilistas adoram a feminilidade, extremamente sensual de Sophia Loren ou de Anna Magnani, o que os levou muitas vezes a jogar com atributos femininos ultrapassados, como corpetes, saias rodas ou extremamente justas, padrões de flores, estampados a imitar peles de animais, aplicações de strass ou bordados. Por vezes até ao exagero, atingindo um glamour irónico quase a roçar o Kitsch. Foi o caso da Cruella do filme "Os 101 Dálmatas" em que criaram um estampado de padrão Dálmata que em conjunto com os acessórios simbolizaram bem o estilo característico do duo de estilistas. A moda Dolce&Gabbana, é sinonimo de erotização de uma feminilidade exuberante por meio de acessórios que dão nas vistas, com cores a condizer com empréstimos de fetiches e uma aura de elegância características das antigas estrelas de Hollywood.
 
Os estilistas da Dolce&Gabbana são grandes admiradores do erotismo emanado por mulheres a 100% como Madonna, segundo suas declarações.
Gostam de vestir mulheres muito femininas e extremamente sensuais, mas com elegância de outrora.
 
O cosmético mais vendido pela dupla Dolce&Gabbana foi sem dúvida, o perfume "Light Blue".
 
Perfume Light Blue
 

ARMANI



Em Armani, a make up inspirou-se nas cores de Outono/Inverno do último desfile da coleção "Runway". Predominaram os tons castanhos e beges e com destaque para o batom vermelho.
 
A mulher que inspira a linha de make up Armani é uma mulher elegante mas exibindo uma certa simplicidade. Exemplo de uma mulher Armani é a actriz Cate Blanchett que é simultaneamente a cara da marca.
 
Actriz Cate Blanchett
 
Armani sempre foi um dos responsáveis pelo êxito da moda Italiana.
O estilo Armani é de uma genial simplicidade que esbate por vezes as diferenças entre o masculino e o femino. O blazer na moda feminina e o fato completo são o cartão de visita da casa Armani, tanto na moda feminina como masculina.
Armani não segue tendências de moda, mas cria sempre peças de alta qualidade e com um design imaculado de tradição Italiana.
 
A mulher cliente Armani é uma mulher elegante, que sabe jogar com o estilo masculinizado no seu dia-a-dia mas sempre de uma forma descontraída e feminina.
Armani veste uma mulher moderna e activa que procura o conforto e elegância despretensiosa.
 
 


DIOR

 
 
 
A Dior procura a simbiose entre as suas criações de alta-costura e a make-up. Os tons metalizados são um must da estação (em batons, blushes, pó iluminador e sombras), bem como sombras em tons exuberantes e ecléticos.
 
Quem procura os produtos de maquilhagem Dior, é um cliente que desde sempre conhece bem a marca, que sabe o que pretende e procura essencialmente o luxo e a diversidade.
É uma cliente informada e que dá muita importância á sua aparência.
 
A marca Dior é sinonimo de elegância feminina. Desde sempre esteve ligada à Alta-Costura apesar de ter linha de pronto-a-vestir também.
A moda Dior é muito feminina e sofisticada. Na confeção dos modelos, a Dior utiliza tecidos muito luxuosos como tafetás, cetim e cetim du chesse, de texturas especiais.
Na Dior dá-se uma grande importância ao trabalho artístico e à arte do corte.
 
Com John Galliano à frente da casa Dior usaram-se de maneira provocante e lúdica os cortes e materiais antigos dos anos 50, conjugando tradição e novidade de forma criativa.
 
Sendo desde sempre uma marca de moda sofisticada, sempre se dirigiu à mulher de alta sociedade que procura ser muito fiel à marca e aos seus ditames.
A mulher alvo da Dior é uma mulher que preza a sumptuosidade e a elegância.
 
No final do ano de 2015, por altura do Natal, os cosméticos mais vendidos da Dior foram os
produtos da linha "State of Gold".
 
Sombras "State of Gold" da Dior

CHANEL

A linha de maquilhagem Chanel outono/inverno, procurou as cores da natureza (plantas, flores e frutos) e baseou-se nos tons mais nude e fechados, dos beges aos castanhos, verde musgo, pêssego e dourados, de forma a criar um visual simples e elegante.
O blush cor de rosa com fundo castanho e um toque de brilho dourado serve para dar um ar saudável à pele. Os batons em tons vermelhos, ora brilhantes ora matte, são outra aposta da marca.
 
A marca de maquilhagem Chanel encarna uma mulher luxuosa, de alguma excentricidade e elegante.
As clientes mais frequentes dos produtos de maquilhagem Chanel variam entre a senhora jovem de 30 anos e as senhoras de mais idade com 70 anos e que são fãs desde sempre da marca.
 
A marca Chanel, representada hoje por Karl Lagerfeld, continua a produzir modelos clássicos e elegantes mas também com alguma excentricidade.
A essência do estilo Chanel centra-se no tailleur em tweed colorido ou em tecido bouclé, com um casaco de linhas direitas, sem gola, guarnecido a toda a volta com um galão, e fechado com correntes ou com botões dourados.
Karl Lagerfeld contribuiu para a modernização decisiva deste tailleur clássico que foi a imagem da marca. Imprimiu uma imagem totalmente nova e mais jovem ao estilo Chanel original.
 
 
 
 
Com Lagerfeld, a marca Chanel contribuiu para uma elegância lúdica, mas de um perfeccionismo absoluto, luxuoso e com um sentido de humor e um sentido muito apurado do estilo das épocas.
 
Ao nível da bijuteria, os longos colares e os grandes brincos são ainda hoje a imagem da marca. Estes adornos podem estar combinados com joias verdadeiras. O contraste entre a chamativa bijuteria e a simplicidade dos vestidos e das camisolas de malha continua ainda hoje a ser o que marca o estilo Chanel.
 
A marca Chanel nunca criou vestuário para as grandes massas. Os preços das suas criações também não o permitiam. Teve sempre em mente vestir todas as mulheres com bom gosto, elegantes, exigentes, com sentido de humor e abastadas.
O cosmético mais vendido é o batom "Rouge Noir" (vermelho escuro), o preferido das clientes Chanel.
 
Batom Rouge Noir da Chanel