O estilo Twenties ou Anos 20 surge num período de efervescência cultural em Nova York, Chicago, Paris, Berlim, Londres e em outras grandes cidades. Foi uma época de grande prosperidade económica, dinamismo social, artístico e cultural. Surge a música Jazz em toda a sua força e a art decó. Economicamente há uma larga difusão de automóveis, telefones, filmes e energia elétrica. Observa-se um grande crescimento industrial nunca antes visto, um aumento do consumismo e mudanças ao nível do estilo de vida e na cultura.
Os cabelos femininos perdem o volume e passam a ter cortes curtos. Os espartilhos saem de moda, a mulher passa a ter mais liberdade de mostrar as pernas, o colo e usar maquilhagem. A silhueta livre dos espartilhos, torna-se tubular. É o fim das cinturas marcadas e das curvas acentuadas. As saias foram encurtando significativamente de modo até cobrirem apenas os joelhos. A sensualidade feminina centrava-se nos tornozelos que agora estavam á mostra e menosprezava-se as curvas, os seios e as ancas que deveriam ter pequenas dimensões. Valorizava-se um look andrógino. Os cabelos curtos e liso (à la garçone) eram adornados por um pequeno e elegantíssimo chapéu (cloche).
O look representativo da década de 20 era composto por vestidos curtos, leves, elegantes geralmente em seda, com a cintura caída no quadril, e que mostravam os braços e as costas. Na maquilhagem a tendência era: boca carmim pintada para parecer um coração, os olhos bem marcados, as sobrancelhas tiradas e delineadas a lápis, a pele era branca acentuando os tons escuros da maquilhagem. As perolas e franjas à la Chanel eram uma tendência a par dos chapéus cloche e dos cabelos curtos. Coco Chanel foi a criadora de estilo mais marcante.
Algumas celebridades surgiram vestido ao estilo anos 20:
Sem comentários:
Enviar um comentário