segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Estilo Militar

 

 
O estilo militar aplicado ao feminino surgiu da necessidade de as mulheres se ocuparem enquanto soldados ou enfermeiras durante a Segunda Guerra Mundial. Essas mulheres tiveram que trocar a sua vida do dia-a-dia de donas de casa para servir o país ao lado dos seus companheiros e desta forma contribuíram para a igualdade de géneros.
 
Nas roupas, os detalhes e cortes dos uniformes masculinos foram adaptados as silhuetas mais curvilíneas das mulheres, estes trajes militares femininos começaram a influenciar as roupas das outras mulheres nos anos 40.
 
 
No look militar, os casacos desempenham um papel essencial. As proporções dos casacos e jacketas são propositadamente exageradas.
 
 
 
 
 
Os acessórios como bonés e óculos de estilo aviador são outros elementos essenciais. Por vezes tem versões mais femininas. As peças têm um design minimalista e juntamente com as bolsas e os sapatos tornam-se discretos e simples mas de uma grande sofisticação.
 
 
 

 
 
O ritual de beleza da mulher estilo militar é uma mistura entre o funcional e o feminino. Os lábios são em tons nude, as unhas neutras e as sobrancelhas marcadas. De modo a revelarem um look andrógeno e unissexo, carregado de sensualidade.
 
 

 







Katie Holmes


Katie Holmes


Estilo Equestre

O estilo Equestre inspirou-se nas suas roupas e acessórios no universo dos cavalos e do hipismo. As cores usadas são neutras e as modelagens clássicas. Existe uma forte rusticidade visível nas cores, texturas e materiais. Os revestimentos em pele, couro e camurça são os mais frequentes. Nos tons neutros surgem os beges, caramelo e marron, alguns alaranjados, vermelhos, verdes e algumas combinações clássicas e elegantes de preto e branco. As botas de montar, os casaco de lã pesado, os casacos em tricot de tons discretos, as camisas com golas e ombros arredondados vestidas com jeans, a tradicional legging ou saia, sempre com a finalização das botas. As maxi saias, os casacos de camurça ou casacos de ganga estão frequentemente presentes.

 
 
Ao nível dos acessórios, as bolsas castanhas de couro ou de camurça podendo ter aplicações de franjas, as calças de montar com recortes na altura dos joelhos coordenadas com camisas e blusas e casacos ajustados ou mais amplos são peças que complementam o look. Outro acessório importante são as luvas de couro ou de lã com texturas, cores e modelos sofisticados.
O penteado frequentemente utilizado é um rabo de cavalo mais ou menos sofisticado consoante o que se pretende.
 
 


Quais as diferenças entre os sapatos Oxford e Brogue?

Brogue
 
Famoso por seus pespontos e detalhes, o sapato Brogue é uma opção mais informal e descolada. Com diversas variações de cores, outra forma de identificá-lo é pela largura da sola.
Mais avantajado, quando o vemos de cima, percebemos que a sola é maior do que a parte superior do sapato. Os mais coloridos e com detalhes podem ser usados em praticamente qualquer ocasião do dia-a-dia. Já os escuros e discretos valem, também, para o trabalho ou festas menos formais.
 

london_mens_collection_brogues_trendbridged-comob_08353c_5676cb6d436521bfa7e3c7ed7a4f92c9-jpgOliver Sweeney_Arta Tan_1
 
Oxford
 
Apesar de ser mais conhecido, muitas pessoas confundem o Oxford com o Brogue. Mais discreto, ele é adequado principalmente para ocasiões sérias, como reuniões ou eventos formais.
Sem os detalhes no topo e com uma sola mais delicado, o Oxford pode ser usado com ou sem meia. E, assim como o Brogue, é um item indispensável para o guarda-roupas do homem moderno e estiloso.


mo-polo-shoestumblr_ls7tpedxfY1r02cago1_1280Black shoes no socks

Estilo Emo

A origem dos Emos foi na década de 1980 que surgiu nos Estados Unidos, tendo as suas raízes um gosto pelo pop e punk mas mais precisamente pelo chamado emocore que é um género de música que mistura hardcore com letras românticas.

Os Emo apresentam-se normalmente com um ar pesado, lápis preto nos olhos, cobertos com franjas, usam adereços como cintos de grandes fivelas e ténis coloridos, além de piercings no rosto e roupas de cor predominantemente escura (embora exista também quem prefira outras cores). Este estilo tornou-se muito comum nos centros urbanos na última década.

 

Os Emo são um tipo de grupo social informal, têm a sua própria visão do mundo e um gosto por comportamentos alternativos. Consideram-se pessoas altamente emotivas e sensíveis às letras das músicas de sua preferência, as quais têm como temática a melancolia, a tristeza, os problemas que envolvem a temática do amor, da rejeição do outro (como da própria família).
Pertencem a grupos predominantemente de adolescentes. 

 
Bill Kaulitz-Tokio Hotel
 
 


Estilo Dandy

Dandy é um estilo de pessoa muito elegante na forma de vestir com grandes conhecimentos de moda, proveniente da burguesia, com uma forte personalidade e possuidor de valores como a sobriedade. Nasceu na sociedade Inglesa e sobretudo na Francesa nos finais do século XVIII. Foi se expandindo a outros países por pessoas que tinham residido em Londres ou em Paris. Foi uma referência para a moda masculina, para os valores e costumes das sociedades europeias.
Pretendeu sempre dissociar-se do romanticismo.
 
 
 
 
 
Os seguidores do Dandismo contribuíram para criar a moda masculina actual e o conceito de tribo urbana. A figura do Dandy chega com a Guerra Franco-Prusiana e a Primeira Guerra Mundial. Voltou a surgir no cinema depois das duas guerras mundiais e perdura de algum modo nos nossos dias.
 
 
 
Jean Lorrain- Famous French Dandy


 


Estilo Cowboy/Cowgirl

O estilo Cowboy/Cowgirl nasce no fim do século XVII quando os Estados Unidos se tornaram independentes. Foi no Velho Oeste que foram gerados os actuais e famosos homens do gado. Os Cowboys adoptaram um traje típico em meados do século XIX e que se adaptava ao clima do Texas.
 
 
 
 
Entre as peças mais representativas deste estilo, estão as botas altas de couro, as calças largas em baixo, por vezes enfeitadas, a camisa, o colete e o chapéu estilo "Borsalino".
 

 
 
 
Ashton Kutcher a usar um chapéu de cowboy


Estilo Country/Campestre

O estilo Country ou Campestre como também pode ser chamado nasce por volta dos anos 40 nos Estados Unidos e nas montanhas dos Apalache e associado ao estilo de música country. O estilo Country é baseado na vida dos "cowboys" americanos e está associado à vida no campo e a liberdade de viver.
 
 
As características do estilo é o xadrez, os jeans, os chapéus, as botas de couro de ponta arredondada, as franjas, os cintos largos com fivelas grandes, os lenços, as saias longas e curtas, os calções, os suspensórios, os macacões, os xailes, as camisas e os coletes, como podemos ver na fotografia acima.
 
 
 
Algumas famosas que adoptaram este estilo foram: a Taylor Swift e a Miley Cyrus há uns anos atrás.
 
 



quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Estilo Colegial

A moda colegial teve um grande impacto nos anos 90, após o filme Clueless e voltou a fazer sucesso á custa da série Gossip Girl em meados do ano 2000. Influenciou a moda até aos dias de hoje.


 
Vários estilistas ditaram esta tendência em 2014 como por exemplo Viktor & Rolf, Ralph Laurean, Sain Laureant e Marissa Webb.
Este estilo caracteriza-se pelo uso de gravatas, mini-saias de alfaiataria, saias plissadas camisas com o colarinho sobreposto, as meias 3/4 e as boinas compõem o look.
 
 
 
A personalidade que aderiu a este estilo colegial foi a apresentadora e modelo Britânica, Alexa Chung:
 

 

Estilo Boho

O estilo Boho como é conhecido é uma mistura do estilo hippie, étnico, boémio, folk, vintage, punk e romântico. É um look despojado propositadamente. É um estilo com bastante atitude que leva em conta o conforto. Surge em 2003 em Inglaterra por ocasião dos festivais como o Glastonboury. Caracteriza-se por um desleixo premeditado para um dia-a-dia informal.
 

 
Os elementos principais do boho são os tecidos fluidos, saias longas, túnicas, vestidos esvoaçantes, calças boca-de-sino e calções de cintura subida. Nos pés botas tipo cowboy, sandálias rasas, o crochet, o couro castanho, a camurça e a renda marcam presença nos looks.
 
 
 
Nos acessórios os cintos largos, os colares compridos, os anéis grandes e as bolsas de franjas marcam lugar mas tudo com algum bordado, missangas, penas e pedras. Quantos ás cores predominantes surgem o caramelo, cor de vinho, turquesa e o chocolate. A preferência vais sempre para as peças artesanais ou que pareçam artesanais.
 
 
 
A modelo da Victoria Secret, Alessandra Ambrosio usa frequentemente o estilo boho como podemos ver de seguida:
 
 



 


Estilo Andrógeno

O estilo andrógeno é uma tendência de moda vista em passerelle e em editoriais e significa uma aparência e/ou comportamento sexual indefinido entre os dois géneros. Este estilo andrógeno surgiu em Londres nos anos 70 inspirado por David Bowie ícone do excêntrico movimento Glam Rock. Socioeconomicamente esta época foi de mudanças de papeis na sociedade (inversão de papeis) que foi responsável pela quebra de tabus e do machismo) e o desenvolvimento de produtos que acompanhassem essas transformações.

David Bowie


Identifica-se o estilo andrógeno por um visual de brilhos, cores fortes, maquilhagem e cabelos armados e longos. O estilo difundiu-se por Inglaterra e marcou o inicio da androgenia. Os homens apresentam se com elementos até então considerados feminos como camisolas com profundos decotes em V e calças skinnies. Os homens passaram a usar alguns elementos de sedução usados pelas mulheres.



 
 
 


Estilo Eighties

O estilo Eighties ou Anos 80 apostava em looks coloridos,brilhantes e ousados com inspiração no cinema e nos ídolos da música (pop divertido, hip hop e rock'n'roll). Esta moda dos anos 80 ainda tem alguns vestígios dos anos 70. Esta época apresentou grande versatilidade com grande convivência do estilo chique e do estilo descontraído. Muitas cores e estampas representam esta década. Madonna foi uma das inspiradoras nesta época com a sua ousadia e irreverência tal como Cindy Lauper que também ditou muitas tendências junto das adolescentes.

Cindy Lauper
 
Madonna
 
 
 
A princesa Diana de Gaules que casara nesta década com o príncipe de Gaules foi inspiradora para mulheres adultas que valorizavam a beleza e a sofisticação das peças clássicas com ombreiras e ajustadas as formas femininas.
As peças-chave desta década são os vestidos cintados, saias de balão, mini-saia, blusas largas, calça fuseau, calça jeans manchada de cós alto, leggings em cores cítricas e jaquetas de brilho. Quanto a maquilhagem as cores vibrantes e os penteados volumosos eram predominantes. Nos acessórios a mulher adoptou as botas de cano alto, perneiras de lã e os maxi-brincos. As roupas tinham cores divertidas e vibrantes.
Quanto aos homens o seu estilo baseava-se em enormes jacketas de jeans ou de couro, calças de cintura alta, óculos rayban aviator, ténis allstar, blazers com ombreiras e também mocassins.




Estilo Sixties

A década Sixties ou Anos 60 pode se dividir em duas etapas: de 1960 a 1965 politicamente definiu-se por um certo idealismo e entusiasmo no espirito de luta do povo. A segunda etapa (de 1966 a 1968), surgem um outro estilo de vida traduzido nas experiências com drogas, a perda da inocência, a revolução sexual e os protestos juvenis contra os governos. Os próprios Beatles, banda muito representativa dos anos 60 começa com doces melodias nos seus primeiros discos para passar a uma excentricidade psicadélica (orquestras, letras surreais e guitarras distorcidas). Nos anos 60 surge uma revolução comportamental (o feminismo), e os movimentos civis em favor dos negros e homossexuais, surgem movimentos de comportamento como os Hippies com os seus protestos contrários a guerra fria e a guerra de Vietname e o racionalismo. Foi chamado também de movimento contracultura.
 
 
Moda Hippie nos anos 60
 
 
A moda assumiu uma postura desafiadora, homens e mulheres abandonam o estilo clássico e encarnam uma rebeldia proposta pelo Rock'n'roll. Como peças de roupa-chave podem-se referir os vestidos rodados e as jaquetas de couro. Estas duas peças ainda hoje influenciam as criações de grandes estilistas. Foi uma moda influenciada por ídolos da música e do cinema. Audrey Hepburn foi um símbolo desta época.
 

Audrey Hepburn
 
 
Os vestidos rodados, as blusas de bolinhas e os sapatos de boneca fizeram sucesso nesta época. A mulher passou a valorizar mais o seu corpo baseando-se no estilo de Brigitte Bardot. As mulheres apresentavam-se com um ar de meninas nos seus vestidos rodados e nas mini-saias. As estampas psicadélicas e geométricas surgem na segunda metade da década com influência do movimento hippie. No calçado surgem também as botas de cano alto. Brigitte Bardot foi uma forte inspiração.
Brigitte Bardot
 
 
As roupas apresentavam por vezes muitas cores e estampas (muito frequente a estampa de bolinhas).
 

 
 
Twiggy foi outro ícone de moda desta época com o seu vestido curto, justinho na segunda metade dos anos 60.
 


Twiggy